Ícone do site Opção Contábilidade

Novo modelo de remuneração: fique por dentro e tenha muito mais lucros!

Tudo sobre o novo modelo de remuneração na área da saúde

Como funciona o novo modelo de remuneração na saúde? Leia nosso artigo e fique por dentro de tudo!

Existem várias formas de se efetuar o pagamento de remunerações na área da saúde. O modelo de remuneração é a forma que a instituição escolhe  para pagar os profissionais da saúde pelo cuidado dispensado aos pacientes.

No Brasil, a maioria dos médicos e hospitais são pagos no modelo fee for service, nele a qualidade não costuma ser priorizada. 

Por isso existe a necessidade de mudar esse cenário e implantar o modelo baseado em valor.

Seguindo uma simples ideia, com ganhos atrelados a bons resultados no atendimento aos pacientes, a eficiência será maior e os desperdícios tendem a diminuir, ou seja, começa a entregar o valor em saúde.

Continue a leitura e confira o novo modelo de remuneração na área da saúde! 

1. O que é o novo modelo de remuneração?

O seu nome mais conhecido é o  value-based care ou value based model, um modelo de saúde que é modelo de pagamento baseado em valor (PVB). 

O objetivo é proporcionar o cuidado de forma efetiva para o paciente, evitando gastos desnecessários e garantindo a segurança do paciente.

Podemos descrever esse modelo de remuneração de saúde baseada em seis elementos que são:

Desta forma, esse novo modelo incentiva a diminuição dos custos, a otimização dos processos e a melhoria na qualidade do cuidado prestado ao paciente. 

2. O que é  o modelo PVB?

Ele tem como foco colocar o paciente no centro dos serviços. A ideia seria propiciar uma boa experiência na jornada da saúde ao mesmo tempo que considera a qualidade, mas sem deixar de se preocupar com a economia.

No cálculo da remuneração esse modelo efetua uma relação entre os resultados que importam ao paciente e os custos para conseguir atingi-lo. 

Isso implica em algumas mudanças na forma como as instituições de saúde e profissionais operam.

O pagamento baseado em valor para médicos e hospitais tem o objetivo semelhante, pois procura remunerar as pessoas de acordo com os resultados assistenciais e a entrega do valor em saúde pelo profissional ou pela instituição. 

A diferenciação se dá por meio dos parâmetros criados, a remuneração é feita por indicadores individuais de desempenhos, para os médicos, enquanto que para os hospitais o valor analisado é pela coletividade através do resultado de uma governança clínica.

Apesar de exigir esforços no início  e transformar a cultura e a mentalidade das pessoas nas culturas organizacionais, o modelo de remuneração baseado em valor tende a promover uma maior sustentabilidade, o que irá repercutir positivamente na satisfação dos pacientes.

3. Panorama dos custos de saúde no Brasil

Por isso, a Agência Nacional de Saúde (ANS) está preparando um projeto piloto para colocar esse projeto em nível nacional, por ser uma forma de se tentar diminuir os custos em saúde.

Documentos da ANS demostram que os custos na saúde aumentam de forma progressiva, são vários os fatores que ajudam para isso aconteça:

Estes itens são os mesmos em vários países, sendo que, no Brasil, essa realidade acrescenta alguns aspectos: o modelo de assistência centrado nos médicos é voltado para o atendimento de quadros agudos que requerem intervenções jurídicas.

Esse sistema é o contrário da remuneração baseada em valor, além do financiamento do setor público de saúde ser dividido entre o setor público e o privado, além de existirem muitos desperdícios e fraudes. 

De acordo com um relatório feito sobre o impacto das fraudes e dos desperdícios de gastos com a saúde complementar, estes itens ilegais ou desnecessários geraram um custo de R$ 28 bilhões em 2017.

Assim se tornam evidentes os motivos pelos quais se deve efetuar a troca de remuneração de como é feita atualmente para a remuneração baseada em valor.

Isso quer dizer verificar qual a relação entre os resultados significativos para os pacientes e quais  os custos para conseguir chegar neles, na área da saúde. A fórmula utilizada para fazer esse cálculo é: 

Valor em saúde = desfechos clínicos / custos.

Podemos ver que  a entrega do valor em saúde traz mais eficiência e reduz os desperdícios, pois a remuneração passa a mirar na qualidade do atendimento.

O pagamento baseado em valor na área da saúde estimula a economia compartilhada. Vemos que dessa maneira os modelos de pagamento tem o intuito de oferecer uma recompensa justa aos prestadores de serviços.

No entanto, pelo fato de cada um contar com características diferentes e influenciar os resultados financeiros, os desfechos clínicos , as experiências dos clientes. 

Além da performance e do bem estar dos profissionais de saúde, é essencial efetuar a escolha de uma maneira mais consciente.

O problema é que  os modelos remuneratórios em saúde não são únicos e podem ser combinados de uma maneira em que a organização crie um formato personalizado que se adeque mais a sua realidade e para a sua carteira de clientes. 

O mais importante é que  a modalidade a ser utilizada se concentre no incentivo a entrega de uma assistência de qualidade ao paciente, focando em relações favoráveis, com segurança, sendo eficiente, previsível e com um controle de desperdícios.

A Opção Organização Contábil é especialista em Serviços Contábeis para profissionais de saúde

Vimos  aqui como fazer um planejamento financeiro efetivo tanto  na sua empresa quanto individualmente.

Nós, da Opção Organização Contábil, somos uma empresa especializada em serviços na área de contabilidade para profissionais de saúde. 

Por isso, oferecemos assessoria, da contabilidade consultiva e empresarial, todos voltados para empresas optantes do Simples Nacional.

Com mais de 20 anos de experiência no mercado , buscamos sempre prestar um serviço de excelência no mercado.

Clique no nosso WHATSAPP e fale agora mesmo com um de nossos especialistas.

ENTRAR EM CONTATO!

Classifique nosso post
Sair da versão mobile